Criando Redes, Movimentos ou Ministérios de Jovens #1 - Grupos de Jovens e os Cultos Superficiais


Desde março/2012 senti uma necessidade bastante relevante em procurar livros que falem de criar movimentos juvenis, o que mais achei foi a respeito de movimentos voltados à faculdades e/ou escolas. Pouco se encontra em material para trabalhar com jovens dentro das igrejas e quase nada com formação de grupos de jovens fora da igreja ou fora da escola. 
Em muitos lugares que visitei, principalmente em igrejas que trabalham com ministério de Jovens pude apreciar diversos métodos de trabalho com jovens, a princípio, nas igrejas, podemos sempre encontrar o que conhecemos de "grupo de jovens". Grupo de Jovens vem a ser um trabalho voltado para discipular jovens na caminhada cristã dentro da igreja local, um trabalho muito mais preocupado (na maioria) em eventos na denominação voltados para o público alvo jovem, até em umas igrejas maiores encontra-se cultos inteiramente feitos por jovens para jovens. Uma característica típica do culto do "grupo de jovens" é uma adaptação do culto litúrgico comum da doutrina da igreja local com alguns acréscimos de gincanas, convites de bandas locais no estilo temático do grupo social. 
Em certos casos as Igrejas não possuem um número de jovens relevante a porcentagem de membros totais, é o que resulta na objetividade de criar um grupo de jovem: apenas para segurá-los. Na minha pesquisa percebi que jovens se identificam com igreja jovem e na maioria dos casos não consolidam em uma igreja com atividades voltadas para uma visão de linguagem não-jovem. Uma igreja assim pode se identificar como um solo de espinhos, na qual poderá sim a semente brotar, mas logo se a visão não se adaptar a demanda de conversões juvenis poderá, bem certo, sufocá-los entre os espinhos e logo não permanecerem.
Convencido estou de que a razão de jovens não consolidarem está inteiramente relacionado a trabalhos não consolidados com eles. Nessa pesquisa de campo, as Igrejas (como já havia mencionado), estão apenas preocupadas com  o evento de culto, que chamarei de "cultos superficiais".

Culto Superficial:
Louvor: Banda convidada ou da própria Igreja.
Palavra: Exortação ou Estudo Bíblico.
Gincana: Perguntas e Respostas Bíblicas dinâmicas ou quebra gelo.

Muitos podem achar um absurdo eu chamar de "culto superficial", mas veja bem não estou partindo do pressuposto de ir contra a liturgia eclesiástica, digo no aspecto que um culto superficial não alcança na esfera de acompanhamento, eu chamo de culto superficial todo trabalho de Igrejas que apenas estão preocupadas com o evento semanal de um culto temático, que na verdade é apenas o subtrair dos membros de idade mais avançada da igreja e a frequentação de jovens e adolescentes, que separam apenas um dia da semana para sentar, ir para ouvir e brincar depois retornar para suas casas.
O culto superficial é um dos motivos de uma não consolidação. É um alimento sem sustância nem alcance nas esferas completas do ser humano, que não é só "alma", é corpo também.
É importante finalizar que em algumas denominações o culto superficial fora trocado por "célula superficial", igrejas que trabalham com grupos menores também devem ter cuidado com a mudança apenas de título para a mesma coisa. Trabalhar com célula, por célula, não significa consolidação também. Mas isso é um outro assunto para outra postagem. A princípio estou partindo de uma crítica ás falhas vistas em algumas estruturas eclesiásticas quanto a trabalho  com jovens, mas no fim destes artigos também falarei dos êxitos obtidos por outras igrejas com grupos de jovens que não trabalham com cultos superficiais, que possuem seus "eventos", mas nada superficial.
Então, você que é líder de um destes grupos de jovens, reavalie de seu "ministério" ou como queira denominar, se está sendo superficial ou não. O trabalho com Grupos de Jovens não só pode como DEVE atingir esferas mais profundas do que apenas eventos semanais. 
Continue Acompanhando, falarei mais sobre este assunto em [Artigos e Movimentos] durante estas semanas.

Caso queiram conversar sobre o assunto, esclarecer idéias, poste seu comentário a baixo ou envie-me um email.
----------------------------------------------------------------------
Sobre Augusto Máximo:
Coordenador Geral da Rede de Jovens Naum Seja + Zum - Macapá/AP.
Seminarista do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT)

Comente com o Facebook: